[ editar artigo]

Como abrir sua MEI e emitir a nota fiscal eletrônica (no Paraná)

Como abrir sua MEI e emitir a nota fiscal eletrônica (no Paraná)

Depois da decisão de se tornar um empreendedxr, temos que passar por algumas partes chatas e burocráticas desse processo para legalização da empresa.

Abrir um CNPJ já foi bem mais complicado, mas agora o processo para se tornar um micro empreendedor individual pode ser feito totalmente on-line e provavelmente você já sabe disso. Acontece que não é tão fácil quanto parece, e muitos materiais na internet estão desatualizados ou com algum erro. Mas não se preocupe, é por isso que resolvi  fazer esse MARAVILHOSO guia de como abrir sua MEI, e depois os processos para emitir a NFE (essa parte da NFE só vale pro Paraná, já que cada estado tem sua junta comercial, e não, elas não são integradas ¬.¬).

Antes de tudo lembre-se de salvar todos os documentos gerados em todos os passos do processo! Alguma hora você irá precisar deles!

COMO ABRIR SUA MEI

Passo 1) Acessar o Portal do empreendedor SEBRAE e clique no botão FORMALIZE-SE. Lá tem o passo a passo para fazer seu cadastro e é bem fácil. 

Dica: Colocar apenas 1 atividade comercial, isso ajuda a não ter erros e divergências que podem fazer sua MEI ser indeferida.

A partir daqui só é válido para o Paraná!

Passo 2) Fazer cadastro no empresa fácil em PROSSEGUIR->MEI->ABERTURA e preencher tudo.

Dica: site para achar indicação fiscal do seu endereço aqui.

IMPORTANTE: Colocar local como escritório administrativo auxiliar, e marcar a opção que as atividades não serão exercidas no local (atividades comerciais só podem ser exercidas em locais liberados pela prefeitura).

Passo 3) Após deferida a solicitação no empresa fácil (você irá saber isso acompanhando esse processo no site deles, com o número PRP gerado na solicitação da abertura da empresa, no local ACOMPANHAR), clique em VISUALIZAR RESULTADO DA CONSULTA. Irá se abrir uma caixa de informações, ai clique em saber mais.

 

Nesse momento será gerado um documento, com um número de CPV. Salve esse documento!

Passo 4) Acesse o site da prefeitura de Curitiba  para fazer a requisição do alvará comercial. Preencha os dados (CNPJ e CPV) e aguarde de 3 a 4 horas para o seu alvará ser liberado!

Passo 5) Após liberado o alvará, fazer cadastro de novo usuário no ISS curitiba, no site da prefeitura ->ISS->Serviços on-line.

Nesse momento abrirá uma página do sistema de emissão de nota fiscal da prefeitura, MAS CALMA, você ainda não pode emitir uma nota fiscal. Falta pouco.

Clique em AIDF's NF->Solicitar AIDF-e

Passo 6) Após a solicitação da AIDF-e, o sistema irá gerar um documento de “Solicitação de AIDF-e e Assinatura Eletrônica - Sistema ISS Curitiba”. 

Essa é a única parte presencial do processo, que você terá que pegar essa solicitação, reconhecer firma e levar no endereço estabelecido pela prefeitura.

E pronto! Você já pode emitir a sua NFE!

 

Eu sei, não é fácil, e fiz esse tutorial depois de abrir 5 MEIs, mas é um mal necessário.

É isso, espero que esse conteúdo ajude muitxs empreendedorxs. E se tiverem dúvidas comentem por aqui! Beijos!

 

Empreende Guria!
Ler conteúdo completo
Indicados para você