[ editar artigo]

Curiosidades sobre as mulheres do Brasil na Copa Mundial de Futebol Feminino

Curiosidades sobre as mulheres do Brasil na Copa Mundial de Futebol Feminino

Dia 07 de junho começa a oitava edição da copa do mundo de futebol feminino - campeonato que já acontece desde 1991 -  e assim como o torneio masculino, a bola rola de quatro em quatro anos. Mas, por muito tempo, a copa feminina foi totalmente ignorada pela maioria dos veículos tradicionais. 

E agora em 2019, pela primeira vez na história haverá transmissão pela mídia nacional aberta. 💕

Separamos algumas curiosidades sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino pra você ir se preparando para torcer muito! 

1- Por lei, as mulheres não podiam jogar futebol 

Enquanto a modalidade masculina já estava em campo a mais de uma década, participando de três copas do mundo a modalidade feminina tinha sua prática proibida por lei, com o Conselho Nacional de Desportos baseado em argumentos supostamente científicos a respeito das “condições de natureza” das mulheres. Essa proibição só foi abolida em 1979, no período final da ditadura militar. 

 

2- Dieta baseada em MMs 

A primeira edição real oficial em 1991 com sede na China (houve uma versão teste em 71 na Itália sem apoio da Fifa) levou o nome de M&M’s Cup, isso porque as jogadoras tiveram dificuldade em se adaptar a comida local e aproveitaram do #publi da MMs e tiveram um dieta baseada em chocolate. 

 

3- Partidas de 80 minutos 

Inicialmente os jogos da Copa de Futebol Feminino tinham 80 minutos de duração, a Fifa acreditava que era melhor para as condições físicas das mulheres. Obviamente essa decisão não agradou, e a partir de 1995 as partidas passaram a ter 90 minutos.

 

4- Primeira vez na história haverá transmissão pela mídia nacional 

A red Globo confirmou que transmitirá pela primeira vez na íntegra e ao vivo todos os jogos da seleção brasileira.

 

5- Recorde de participação em copa do mundo (inclusive do masculino) é do Brasil. 

A meio campista Formiga participará pela 7 vez em campo, batendo o recorde da meia japonesa Homare Sawa, campeã do mundo em 2011 com 6 participações. Não há na história do Mundial masculino nenhum jogador que tenha disputado tantas edições de Copa. (Jogue como uma garota, que chama?) 

 

6- Marta é a maior artilheira da história com 15 gols 

Com 15 gols marcados nas quatro Copas disputadas, de 2003 a 2015. Marta está empatada com Ronaldo como maior artilheira da modalidade masculina no Brasil e deve ultrapassar o alemão Miroslav Klose, que hoje é detentor da marca de maior artilheiro da história das Copas com 16 gols. 

 

7- A maior jogadora de todos os tempos é mulher e brasileira

Marta também é considerada a maior jogadora de todos os tempos, ela já é a maior artilheira da história da seleção (entre homens e mulheres) e a jogadora com mais Bolas de Ouro na carreira, ultrapassando Messi e Cristiano Ronaldo.

 

8- O Brasil participou de todas as edições 

Infelizmente nunca levamos o título. Em 2007 chegando a final mas perdendo para a Alemanha (ai gente!) por 0x2. Quem aí vai torcer esse ano? Por aqui já começamos as preparações. ❤️️

O blog Empreende Guria e a revista Criatilha realizam em parceria com a Rua Pagu, a transmissão dos jogos do Brasil aqui em Curitiba. Unindo tudo que temos de melhor: futebol, mulheres f*das, chopp, festa e empoderamento!

O primeiro jogo acontece dia 09 de junho ás 10:30, contra a Jamaica. E além da transmissão, teremos muitas atrações e promoções..

- Sorteio de brindes: Canecas Empreende Guria; Planner de mesa da Criatilha; Camiseta “The Future is Female” do Startup Weekend Women Curitiba, Vale Fish & Chips do Sirène e MUITO MAIS! 😍

página do evento no Facebook você acompanha as notícias e novidades que vamos lançando no decorrer da semana e no sympla você faz o seu cadastro para concorrer aos prêmios :) taokei?

Empreende Guria!
Priscila Milk
Priscila Milk Seguir

Professora e palestrante de Marketing de Conteúdo. Convidada 2x para compartilhar sobre Humanização das Marcas no Social Media Week São Paulo, o maior evento de mídias sociais da América Latina. Empreendedora e organizadora do Startup Weekend Women C

Ler conteúdo completo
Indicados para você