[ editar artigo]

Dia do Empreendedorismo Feminino - 19 de novembro

Dia do Empreendedorismo Feminino - 19 de  novembro

Criado em 2014 pela ONU o dia do Empreendedorismo Feminino é celebrado no dia 19 de novembro e tem o propósito de apoiar a presença das mulheres no ecossistema negócios. 

De acordo com a própria ONU a iniciativa é um esforço para ampliar as oportunidades para as mulheres em todo o mundo. Atualmente,  entre 58% e 70% dos postos são ocupados por homens na política, economia, educação e saúde.

 

No Brasil, 39% da população adulta é empreendedor, sendo 42,4% homens e 36,4% mulheres. 

 

De acordo com a análise dos resultados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) feita pelo O SEBRAE  em 2015, no Brasil a taxa total de empreendedores chegou a 39,3% da população adulta brasileira (entre 18 e 64 anos). Dessa taxa, 42,4% são homens e 36,4% mulheres. É a maior taxa de empreendedores desde 2012! 

A presença das mulheres no mercado empreendedor só supera a dos homens no quesito "Empreendedores Novos" (pessoas que possuem um negócio com até 35 anos). 

Porque precisamos ter um dia do Empreendedorismo feminino? 

  • Globalmente, as mulheres recebem menos que os homens.
  • Mais mulheres do que homens trabalham em empregos vulneráveis, mal remunerados ou subvalorizados.
  • As mulheres têm uma responsabilidade desproporcional pelo trabalho não remunerado. As mulheres dedicam de 1 a 3 horas a mais por dia ao trabalho doméstico do que os homens; 2 a 10 vezes a quantidade de tempo por dia para cuidar (para crianças, idosos e doentes) e 1 a 4 horas a menos por dia para as atividades do mercado.
  • As mulheres são mais propensas do que os homens a trabalhar em empregos informais.

Aqui você pode encontrar diversas outras razões e dados reunidas pela ONU.  

Startup Weekend Women Curitiba 

Na próxima sexta-feira começa o Startup Weekend Women Curitiba, um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo! 

O Startup Weekend Women é uma edição especial do Startup Weekend com foco na participação feminina. O evento propõe que 75% das participantes, mentoras e organizadoras sejam mulheres. O objetivo desta edição especial é fomentar a participação das mulheres no empreendedorismo e no ecossistema de startup. 

Código de desconto de 50% OFF para designers e desenvolvedoras: MARKERS50 

Inscrições aqui. 

Empreende Guria!
Priscila Milk
Priscila Milk Seguir

Professora e palestrante de Marketing de Conteúdo. Convidada 2x para compartilhar sobre Humanização das Marcas no Social Media Week São Paulo, o maior evento de mídias sociais da América Latina. Empreendedora e organizadora do Startup Weekend Women C

Ler matéria completa
Indicados para você