[ editar artigo]

Entenda de uma vez o que é o conceito de Startup

Entenda de uma vez o que é o conceito de Startup

Nos últimos anos têm se falado muito no ecossistema empreendedor sobre startup, mas você sabe de verdade o que é uma startup e como isso começou? 

Vem que a gente te explica! 

Tudo começou na década de 1990 nos EUA, com as empresas ligadas ao segmento da tecnologia criadas no Vale do Silício (na Califórnia) mas o termo pegou mesmo no Brasil em meados dos anos 2000.

Toda startup é, necessariamente uma pequena empresa, mas nem toda pequena empresa é uma startup.

 

Para entender o conceito de startup precisamos definir dois pontos básicos: 

Potencial de escalabilidade  

“A escalabilidade é a capacidade que uma empresa, ou sistema, possui de crescer atendendo às demandas sem perder as qualidades que lhe agregam valor.” 

Para uma empresa ser considerada startup ela precisa ter o potencial de ser escalável, que na prática quer dizer que aumentar o faturamento sem aumentar os custos. 

Em outras palavras, são negócios que você pode replicar em qualquer lugar do mundo! 

 

Modelo de negócio inovador 

Geralmente uma startup está ligada a resolver problemas de forma criativa e inovadora, seja um produto ou um serviço; ele será criado de uma maneira que ninguém pensou antes.  Também é através do modelo de negócio que encontramos a nossa diferenciação perante ao mercado e ao concorrentes, e é essa diferença que fará a startup chegar ao topo! 

Vale lembrar que não basta apenas ser inovador, pensar em algo que ninguém nunca pensou, é necessário avaliar se esse projeto é rentável financeiramente. 

 

Startup não é só aplicativo. 

Startup é resolver problemas de forma criativa e inovadora. 

 

Startup é uma empresa que, além de ter custos baixos, tem um crescimento rápido e um alto lucro. outra diferenciação em relação as empresas tradicionais é a sua flexibilidade a mudanças, toda a estrutura da empresa é planejada para “testar, analisar, melhorar” 

 

Se durante esse processo de “testar, analisar, melhorar”  for identificado que a rota deve ser recalculada, isso acontecerá o mais rápido possível. 

 

 

TAGS

startup

Empreende Guria!
Priscila Milk
Priscila Milk Seguir

Professora e palestrante de Marketing de Conteúdo. Convidada 2x para compartilhar sobre Humanização das Marcas no Social Media Week São Paulo, o maior evento de mídias sociais da América Latina. Empreendedora e organizadora do Startup Weekend Women C

Ler matéria completa
Indicados para você