[ editar artigo]

Independência financeira, para você é tipo caviar?

Independência financeira, para você é tipo caviar?

Se independência financeira para você é igual caviar, nunca vi nem comi eu só ouço falar, vem com a gente que nesse post vamos passar algumas dicas para você alcança-la.

Mas o que seria independência financeira?

Bom para nós é ser livre para fazer suas escolhas, e para alcançar esse estado de espírito nós apresentaremos dez dicas que chamamos dos

 

10 Mandamentos da Independência Financeira:

1. Compreender a si mesmo: Compreender significa entender com inteligência e é isso que queremos aqui, que você investigue como você lida com suas finanças, qual ferramenta funciona para você (excel, aplicativo, papel, etc.), se você é controlada então o cartão de crédito pode ser um bom aliado, ou não, cheque especial é seu inimigo.

( e aqui um parênteses importante que cheque especial NÃO, NUNCA, POR FAVOR, PROMETE PRA MIM QUE JAMAIS, ok? Muitas vezes um empréstimo tem taxa de juros menor, e pode ser utilizado, ou uma negociação da dívida e não cair mais nessa, combinado?)

2. Mapear seus gastos: Quais são seus gastos fixos? E os variáveis? E me diga os necessários.. e os nem tanto?

Entender para onde está indo seu dinheiro é muito importante, até mesmo para estabelecer quanto de dinheiro você precisa gastar em cada voz, e se planejar para isso.

3. Entender o quanto e como ganha: Ganho o suficiente para cobrir meus gastos? Falta ou sobra? Se falta tem alguma outra possibilidade de fonte de renda?

4. A vista tem desconto? Essa perguntinha ajuda muito quando é respondida na afirmativa, principalmente quando você é um pouco menos controlada e compra somente em dinheiro para não ter a ilusão do cartão.

5. Agora uma pergunta capciosa: Qual/Quais seu(s) sonho(s)/objetivo(s) no momento? E daqui um ano? E daqui dez anos?

Mapear seus sonhos e objetivos faz você planeja-los, e com planejamento tudo se alcança! Portanto bora colocar no papel até mesmo aquele sonho que parece ser muito distante e ousado!

**Pausa dramática**

6. Estabeleça metas: Para alcançar seus sonhos e objetivos você precisa estabelecer metas!

Por exemplo: Quero sair de casa-> quando tiver ganhando dois mil reais posso sair de casa

7. Seja realista na hora de traçar seus objetivos: Nada adianta você estabelecer metas se elas estão fora do seu dia a dia, hábitos, ou se elas vão te fazer infeliz!

Por exemplo: Quero comprar uma casa, mas para isso preciso economizar mil Reais por mês, vou cortar comida fora de casa, massagem e a cerveja no final de semana. Conclusão: vou comprar essa promoção de pizza, cerveja, e comer fazendo uma massagem!

8. Planejamento versus dia a dia: Coloquei que estou gastando R$300,00 por mês com refeição no planejamento, mas no dia a dia estou gastando R$500,00, então esse orçamento precisa ser revisto.

9. Sua meta é ter um milhão ou gastar um milhão? Nós acreditamos que o equilíbrio é tudo! Poupar é preciso, imprevistos acontecem e dar o passo maior que a perna não é uma opção. De que adianta comprar aquele carro lindo se não tiver dinheiro para pagar ipva, seguro, manutenção..

Ou comprar aquela casa linda mas não tem dinheiro pro condomínio, jardineiro, alguém para cuidar da piscina.. ou então sair da casa dos pais mas viver pedindo benção, não rola, concorda?

10. Falando em poupar, a última mas não menos importante: Investimentos!

Investir é bom, é permitido, e faz bem!

Vamos quebrar esse tabu que investir é difícil, ou precisa de muita grana.

 Não, não é difícil assim, com qualquer quantia você consegue começar a investir, e isso faz o seu dinheiro render mais!

Ok, Mari, então é só eu seguir esses dez passos que vou ter minha independência financeira? Não! Porque nada que falamos aqui vai funcionar se você não tiver comprometimento com o seu dinheiro!  Você precisa inserir essa atividade na sua rotina, crie esse hábito! ( e outra dica, tem que ser uma hora feliz, não de obrigação! Afinal você está cuidando, com carinho, do seu dinheiro!)

Não adianta seguir todos os passos e largar a mão no segundo mês, ou segundo ano! De fato essa atividade se tornará uma atividade da vida, quando você for fazer o planejamento do seu mês, faça junto o financeiro, por exemplo!

E a dica mais importante de todas: SEJA FELIZ!

Vibre na prosperidade e abundância, se você estiver realmente conectado com isso o dinheiro vai aparecer para conquistar seus objetivos, aqueles que vêm do coração!

Gostou das dicas? Incluiria alguma? Conta ai para nós!

Empreende Guria!
Ler matéria completa
Indicados para você