[ editar artigo]

O medo te trava na hora de empreender?

O medo te trava na hora de empreender?

Normalmente as pessoas tem medo de começar o seu próprio negócio porque não se sentem preparadas para enfrentar os desafios, afinal, na maioria das vezes acham que não têm conhecimentos suficientes. Porém, aquelas que dão o primeiro passo, percebem que continuam com medo. Mas acredite: Isso é bom! Reflita comigo:

MEDO 1: Primeiro você começa a ter medo se a sua ideia vai dar certo.

MEDO 2: Depois que você decide tirá-la do papel, dificuldades vão surgindo e lá está você novamente com medo porque percebe que tem muita coisa para entender, aprender, pesquisar, planejar e já não sabe se vai dar conta de tudo.

MEDO 3: Quando você está prestes a lançar o seu produto ou serviço no mercado, o medo está ali de novo, porque mesmo depois de tanto planejamento, você pensa: Será que vai dar certo mesmo?

MEDO 4: Nessa fase, por mais que tenha dado tudo certo e o seu negócio já é um sucesso, você terá que administrar e tomar decisões importantes constantemente. E aí lá vem o medo de novo: E se eu tomar uma decisão errada agora?

MEDO 5: Nesse estágio, você já tem mais experiência, certo? Porém, se você está evoluindo e quer que o seu negócio cresça, desafios novos vão surgir. Olha o medo aí em encarar algo imprevisível de novo.

Percebeu como o medo é constante? Por outro lado, você percebeu também quantas coisas são conquistadas conforme os medos são superados?

O medo é um sentimento natural quando estamos diante de algo desconhecido, porém, ele te mantém preso numa zona de conforto e o empreendedorismo não envolve segurança, mas sim, um cenário de incertezas onde você precisa tentar coisas novas o tempo todo e não tem ninguém para lhe dizer que uma decisão é certa ou errada.

Então, se pararmos para pensar, como uma pessoa pode inovar se tem medo de não funcionar?

Aliás, já imaginou se as pessoas não tivessem medo? Tudo o que elas superaram, tiveram coragem de fazer ao longo da vida e conquistaram com aquele friozinho na barriga não teria a menor graça. Para piorar, ninguém iria comemorar nada.

Por isso, superando o medo é que você evolui. Parece clichê, mas é isso mesmo, afinal, não tem segredo nem milagre. Seja determinado, otimista e lembre-se: Do outro lado do medo tem coisas incríveis lhe esperando!

Boa sorte na sua jornada empreendedora!

 

Empreende Guria!
Mariana Barboza
Mariana Barboza Seguir

www.fashand.co

Ler matéria completa
Indicados para você