[ editar artigo]

Verdades que ninguém te conta sobre empreender

Verdades que ninguém te conta sobre empreender

Seguir os seu sonhos, trabalhar com propósito, amar o que faz todos os dias parece mesmo a vida dos sonhos né? 

Acompanhamos a vida e muitas vezes a rotina de diversas empreendedoras pelo Instagram, e as vezes até nós aqui, passamos a impressão que tudo são flores, que tudo sempre da certo. 

Mas empreender é muito mais sobre falhar que acertar.

O povo vê as pinga que eu tomo, mas não vê os tombo que eu levo.

Empreender é viver em uma montanha russa o dia inteiro, é ouvir "não" uma centena de vezes, é testar, falhar e corrigir. Empreender é viver na corda bamba, equilibrando pratos e abaixo de você 25 jacarés esperando um único vacilo. 

Haverão dias (muitos!) em que nada fará sentido, haverão dias (muitos!) que o seu negócio parece andar de marcha ré. Serão esses dias que realmente irão testar a sua resiliência. Quando tudo está fluindo é muito fácil acreditar nos sonhos, difícil mesmo é confiar quando a vida está de onda com a sua cara. 

Quando você trabalha com o que ama, a impressão que dá é que somos felizes todos os dias o dia inteiro e esse mito precisa acabar. Boa parte das suas atividades serão coisas que talvez você não ame tanto assim e algumas vezes até deteste, mas que são de extrema necessidade para a vida da empresa e ninguém, além de você, poderá fazer. 

Empreender não é um mar de rosas, exige muita disciplina, resiliência, inteligência emocional e planejamento!

Você pode e vai ter sucesso nos negócios, mas não será fácil guria! 

Empreender é gostozinho, mas dói. 

Na semana passada a Criatilha lançou mais um episódio do Criacast e fui convidada ao lado da Giovana Ferreira (fundadora da Criatilha) Marina Santos Pinto (co-fundadora da Herbig Soluções Financeiras) e Sabrina Moreira (fundadora da Mudemia) para falar sobre o real life da vida empreendedora. O episódio é:  “Onde a empreendedora chora e a mãe não vê” e você pode ouvir clicando aqui. 

Foi uma noite de muito chororô, risadas e vinho e o mais incrível de tudo foi perceber que muitas vezes, aquelas dificuldades e batalhas que vivemos nessa jornada são mais comuns que você imagina e muitas outras empreendedoras, passaram ou estão passando nesse exato momento pelas mesmas dificuldades, cabe a nós lidar da melhor maneira com cada uma delas. 

Pra terminar eu queria deixar as dicas de empreendedora para empreendedora dessas mulheres fodas que eu tenho orgulho de ter por perto: 

Giovana Ferreira 

“Cerque-se de pessoas que acreditam no mesmo que você e compartilhe suas dores, conhecimentos e pensamentos e troque também as suas conquistas!” 

Marina Santos Pinto 

“Faça a reflexão do que é a prosperidade pra você e encontre o seu verdadeiro valor e propósito” 

Sabrina Moreira

“Defina as metas, o propósito e o impacto que você quer causar no mundo. Planeje onde você quer chegar.” 

Priscila Milk 

“Confie no processo, cada pessoa tem o seu tempo e suas bagagens. Se respeite, confie e saiba desapegar!” 

Empreende Guria!
Priscila Milk
Priscila Milk Seguir

Professora e palestrante de Marketing de Conteúdo. Convidada 2x para compartilhar sobre Humanização das Marcas no Social Media Week São Paulo, o maior evento de mídias sociais da América Latina. Empreendedora e organizadora do Startup Weekend Women C

Ler conteúdo completo
Indicados para você